Em 2019 o Bar Urca completa 80 anos. E para comemorar, a família Gomes, proprietária da casa, decidiu criar um petisco à altura da festa. Afinal, poucos programas são tão identificados com o espírito carioca do que beber uma cerveja na mureta que fica diante do Bar e Restaurante Urca – para usar o nome completo. E poucas paisagens são tão bonitas quanto aquela que se desfruta dali, com a Baía de Guanabara, a enseada de Botafogo e o Cristo Redentor enquadrados.

Batizado de “bolinho da terrinha”, uma homenagem a Seu Gomes, patrício que comprou o estabelecimento em 1972 e o tornou o que é hoje – dede 2012 o ponto ostenta o título de patrimônio cultural da cidade –, o quitute consiste num bolinho de bacalhau recheado de queijo da Serra da Estrela e pedaços de chouriço. “Quando pensamos em lançar esta novidade, queríamos algo que remetesse ao prato que meu pai mais gostava de comer, o bacalhau, em uma receita que destacasse também outros ingredientes típicos da terra dele.”, diz Armando, filho de Seu Gomes. Em cartaz somente até o dia 31 de maio, o bolinho custa R$ 7,00 (se pedido no balcão do bar) ou R$ 8,00 (no salão do restaurante, que fica no andar de cima). A visita à mureta ficou ainda mais gostosa.

Bar e Restaurante Urca. Rua Candido Gaffrée, 205, Urca. Tel.: 2295-8744 (70 lugares). Restaurante aberto de segunda a sábado, das 11h30 às 23h, e domingo, das 11h30 às 21h. Bar aberto de segunda a sexta, das 7h às 23h, sábado, das 9h30 às 23h, e domingo, das 9h30 às 21h.

Comentários do Facebook

Veja também

Um chope prá distrair

Point animado no Leblon, Brewteco também tem noites sossegadas para quem quiser curtir sem…